quinta-feira, 27 de maio de 2010

29/05/2010 - Programa sobre o Carijo da Canção Gaucha


 A cidade de Palmeira das Missões está em festa neste final de semana. O Carijo da Canção Gaucha chega ao seu Jubileu de Prata. Começou na quinta feira, 27 de maio, e vai até amanhã, 30 de maio, a 25ª edição do Carijo da Canção Gaucha.
Neste nosso especial de hoje sobre o Carijo, primeiramente vamos apresentar alguns dados sobre a cidade de Palmeira das Missões.
A População Total do Município é de aproximadamente 38.000 (trinta e oito mil) de habitantes.
O ano de Instalação do município de Palmeira das Missões foi em 1874 pertencente a microrregião de Carazinho, com uma altitude da sede de 639 m em relação ao nível do mar e fica a uma distância da Capital de 311.8808Km.

Vamos para o significado da palavra Carijo, na verdade Carijo Ervateiro.
É um jurau de varas toscas, horizontal ou em forma de cumeeira rasa, a um metro e meio ou pouco mais do solo, onde se colocam os feixes de erva-mate, já sapecados, para a secagem ao calor direto do braseiro que arde embaixo de toda a extensão coberta. A diminuição do calor obriga os "rondas" do carijo a passarem as noites de vigilância, emparelhando o braseiro com o auxílio de guampas d'água, atiradas de quando em quando sobre as labaredas mais altas, cujas faíscas podem ocasionar incêndios.

Com o Carijo da Canção Gaúcha, Palmeira das Missões escreveu uma página de destaque no calendário dos grandes festivais nativistas que hoje cobrem o mapa do Rio Grande com sucesso incomum. Talvez seu êxito não se deva apenas ao sentido de puro divertimento, ainda que consagrado pelo prestigio da arte.
Em seu sentido mais profundo, ele se traduz como a concretização de um novo diálogo entre a cidade e o campo, uma expressão singular de urbanismo, em que o galpão, antes rude abrigo de servidores rurais, assumiu a condição de espaço humanizado para encontro entre todas as classes, no ritual fraterno do chimarrão e na fusão afetiva de tertúlias e fandangos.

O título "Carijo", além de expressivo é muito feliz para Palmeira das Missões, que é filha da erva-mate. Ela começou no início do século XIX, como "Vilinha do Erval", um rancherio de capim, localizado na mesma coxilha onde se realiza este Festival, em que as caravanas vindas de Cruz Alta se abasteciam do "ouro verde das matas", a primeira das riquezas que os jesuítas nos legaram.
Tal era a quantidade, e principalmente a qualidade da "ilex paraguariensis" aqui existente, que o primeiro acampamento cresceu tanto, como reza um relato da época, que em breve passou a Sede de um Distrito, com cerca de quinze mil quilômetros quadrados, entre Santa Bárbara do Sul e Iraí, por um lado, e Passo Fundo e Santo Ângelo, por outro.

Verdadeiro salão social dos ervateiros, o Carijo, desde suas origens, foi um ritual festivo e competitivo, em que as noites de rondas se encurtavam com anedotas, chistes, causos e assombrações, os desafios rimados e os decantes ao som do violão ou da cordeona, animados a tragos de canha. Tudo isso agora revive simbolicamente no Carijo da Canção Gaúcha, com o concerto de artistas de todo o Brasil.
Iniciou nesta quinta feira a 25ª Edição do Carijo da Canção Gaucha em Palmeira das Missões no Parque Municipal de Exposições Tealmo José Schardog. A expectativa é que mais de 120 mil pessoas prestigiem o Carijo.
O Carijo da Canção Gaucha é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul através da Lei Estadual 12.285/05, o Carijo recebeu o Troféu Cultura Gaucha, concedido pela Secretária de Estado da Cultura, em nome do Governo do Rio Grande do Sul, como um dos maiores eventos culturais do gênero.

O Carijo na verdade é composto por dois tipos de público. São aqueles que participam para prestigiar o festival de musica nativista que ocorre no pavilhão central do parque, e aqueles que apenas visitam o parque para conferir o comércio e a cidade de lona. Como já falamos, a comissão espera um público de 120 mil pessoas nos 4 dias de festival.
Os jurados do festival são: Antonio Augusto Korsack Filho, Sabani Felipe de Souza, Adão Quintana, Dorval Delgado Dias e João de Almeida Neto.
Na noite de hoje além das musicas da ultima noite classificatória acontece o show do Grupo Parceria e Rui Biriva e na noite de amanhã a grande final do Carijo e show de Cezar Oliveira e Rogério Mello.





Nenhum comentário:

Postar um comentário